top of page

GRUPOS

grupo.jpg

A Casa do Povo procurando dinamizar a sua atividade junto da comunidade onde está inserida, procedeu à criação de várias grupos: o Grupo de Tocares e Cantares "Verde Limão", Grupo de Teatro da Casa do Povo de São Martinho, Grupo de Folclore da Casa do Povo de São Martinho e a Equipa de Futsal.

verde limão.jpg

Breve Resumo


O Grupo de Tocares e Cantares Tradicionais Verde Limão, tem por objetivo preservar e divulgar a cultura e tradição. O seu reportório é composto por canções tradicionais madeirenses e inclui também algumas canções do continente português. Teve a sua primeira atuação na “Festa da Madeira” (Feira das Casas do Povo da RAM), no dia 11 de outubro de 2015. Desde então, já efetuou várias atuações por toda a ilha. É composto por 11 elementos.

Fundamentação e Justificação

O Grupo visa animar todos os eventos culturais e religiosos promovidos pela Casa do Povo. Pretendemos também em parceria com outras instituições, participar em alguns eventos realizados por toda a ilha, proporcionando momentos de alegria e felicidade a toda a comunidade.

Impacto Esperado

  • Propagar a cultura e as tradições madeirenses.

  • Adquisição de novas ferramentas através das ações de formação semamais ministradas aos elementos do Grupo, as quais possibilitarão aos mesmos uma maior integração, socialização e consequentemente uma melhor intervenção na vida social e comunitária.

A nível da Instituição, procuraremos oferecer um lanche/convívio em todos os eventos, com efeitos positivos na economia. Através da participação em vários eventos por toda a Região, o Grupo ajudará também a fomentar a economia local.

equipa de futsal.jpg


Breve resumo


Ao longo do ano de 2021, a Casa do Povo pretende continuar a apoiar a Equipa de Futsal com o objetivo de promover a ocupação dos jovens numa perspetiva de formação integral dos mesmos, de forma a evitar comportamentos desviantes, incutindo hábitos de vida saudáveis e promovendo a autoestima.

Fundamentação / Justificação

O desporto potencia a inclusão social, ao promover a cooperação, a tolerância, o respeito pelo outro, a lealdade e a amizade, valores associados ao princípio de fair play.

Impacto esperado

A equipa de Futsal participará no campeonato da modalidade promovido pela Acaporama, o qual envolve várias equipas de toda a ilha. Este projeto permite aos atletas um maior conhecimento das suas potencialidades e das suas fragilidades, com vista a atingirem os objetivos propostos. Têm também a oportunidade de contactarem com outras realidades.

Haverá também incremento da economia local, através da aquisição de equipamentos e troféus, de produtos alimentares para convívios e recurso à utilização de transportes.

Grupos : Notícias
0006.JPG

GRUPO DE FOLCLORE DA CASA DO POVO DE SÃO MARTINHO

   Foi criado em 2015 e é composto por 40 elementos. Pretende-se que o Grupo seja um “veículo de transmissão” da riqueza da Etnografia e do Folclore madeirense. Surgiu da necessidade sentida pelos dirigentes e associados, de implementar um Projeto Cultural e Recreativo, indo ao encontro da vontade e expectativas manifestadas pela comunidade local. Assim, tivemos em conta a promoção e ocupação dos tempos livres e de lazer da população. É nosso objetivo preservar as tradições e cultura dos nossos antepassados. O nosso contributo a nível cultural visa sobretudo a recriação das vivências, usos e costumes e tradições do povo madeirense.

Grupos : Bem-vindo
0319.JPG

Grupo de Folclore da Casa do Povo de São Martinho

Grupos : Imagem

GRUPO DE TEATRO DA CASA DO POVO DE SÃO MARTINHO

O Grupo de Teatro da Casa do Povo de São Martinho é constituído por 12 elementos, tendo como objetivo envolver a comunidade, através da apresentação de algumas peças teatrais, em projetos culturais e artísticos na Instituição e em parceria com outras instituições no Funchal e por toda a ilha.

O teatro é uma excelente escola de inovação, formação e integração permitindo a aquisição de novos conhecimentos e competências, inserindo-se numa perspetiva de educação ao longo da vida.


teatro.jpg
teatro 1.jpg
Grupos : Atividades

GRUPO DE MARCHAS POPULARES

marchas.jpg


O Grupo de Marchas Populares tem pôr objetivo divulgar e fortalecer junto da comunidade local e do público em geral, a tradição dos Santos Populares.

Grupos : Envolva-se
bottom of page