top of page
tomata de posse.JPG

MENSAGEM DA DIREÇÃO

  A Casa do Povo, está situada na Nazaré, onde se encontram alguns serviços, tornando-a numa centralidade, onde muitos assuntos serão resolvidos sem necessidade da população se deslocar ao Centro do Funchal.

São Martinho é neste momento a freguesia mais populosa da Região Autónoma da Madeira, contando com cerca de 30.000 habitantes.

O papel da Casa do Povo, numa freguesia com características urbanas e rurais, é implementar projetos que vão de encontro às necessidades e expetativas dos associados e da comunidade.

Assim, temos implementado várias atividades, destinadas a todas as faixas etárias, incrementando ocupação dos tempos livres e de lazer, a cultura, a formação, o desporto etc.  É importante salientar as Respostas Sociais do Centro de Dia e Centro de Convívio, com vista a ajudar os familiares a poderem trabalhar e confiarem os seus idosos a uma instituição que garante, um excelente serviço, com refeições, ocupação e lazer, durante a semana, tentando desta forma mantê-los ativos e participativos na vida social, permanecendo no seu domicílio, evitando deste modo a institucionalização precoce.


Promovemos também cursos de formação destinados às pessoas desempregadas e beneficiários do RSI, por forma a capacitá-los para a vida ativa. Formação para trabalhadores em horário pós-laboral, cursos de formação em colaboração com a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural e Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania


Ao nível cultural apoiamos cinco grupos em destaque para o Grupo de Folclore, com ensaios semanais. Integram o grupo cerca de 43 elementos de várias faixas etárias..

Grupo Coral composto por 22 elementos, com um reportório, diversificado ao nível dos cânticos litúrgicos e profanos.  


Grupo de Teatro com cerca de 16 elementos, os quais têm participado em eventos culturais por toda a ilha, em parceria com diversas instituições.


Grupo de Tocares e Cantares Tradicionais Verde Limão, composto por 10 elementos. Tem colaborado em programas radiofónicos e nos diversos eventos promovidos pela Casa do Povo em parceria com outras instituições.


Grupo de Marchas Populares, composto por cerca de 40 elementos, que participam nos meses de junho e julho nos diversos Cortejos Populares por toda a ilha.


A Casa do Povo também apoia uma Equipa de Futsal composta por 13 jovens, os quais participam no torneio regional promovido pela ACAPORAMA e Fundação Inatel, Delegação da Madeira.


Destacamos também a realização de colóquios, conferências, workshops, tertúlias literárias, manhãs na Biblioteca da Nazaré e outras iniciativas da Direção e equipa técnica ao longo do ano, abordando os diversos temas de interesse para os associados e comunidade.


 Ficamos muito agradecidos às entidades públicas e privadas, com as quais estabelecemos protocolos de cooperação e parcerias, nomeadamente à Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania, Instituto de Segurança Social, Instituto de Emprego da Madeira, CMF, Junta de Freguesia, Banco Alimentar Contra a Fome, Hipermercados Continente Modelo e demais entidades parceiras que connosco trabalham em projetos sociais e culturais.


Agradeço aos colegas dos órgãos sociais, à coordenação e equipa técnica, aos utentes e aos associados, voluntários e funcionários e a todos os elementos dos diversos grupos culturais. Uma palavra de apreço a todas as centenas de pessoas, com as quais temos o privilégio de trabalhar, nomeadamente nas visitas culturais dentro e fora da Região, nos eventos e efemérides, que comemoramos ao longo do ano e onde todos nos encontramos num ambiente fraterno e de grande amizade.


A todos Bem Hajam!


            Funchal e Casa do Povo de São Martinho, 5 de maio de 2021.

                                                                                              Agostinho Patrício

Mensagem da Direção: Sobre
bottom of page