top of page
DSC02252.JPG

QUEM SOMOS

O surgimento da Casa do Povo de São Martinho foi o resultado do esforço profícuo levado a cabo por um grupo de cidadãos residentes nesta freguesia. Os primórdios da futura organização foram lançados numa reunião realizada no gabinete do Instituto de Habitação da Madeira, que teve lugar a 5 de Junho de 1991.

A concretização “de jure” da organização estava dependente da subscrição de pelo menos 50 associados, de modo a se poder solicitar ao Secretário Regional da tutela, a formação da nova instituição. O Secretário Regional demonstrou total disponibilidade em colaborar no processo de criação da Casa do Povo materializando o seu interesse na disponibilização de recursos ao nível técnico e financeiro.

A 12 de Fevereiro de 1992 a Comissão Organizadora reuniu-se na Junta de Freguesia com o intuito de proceder à organização do processo eleitoral, de modo a se poder constituir os órgãos sociais, e posteriormente formalizou-se a abertura de uma conta bancária no Banif.

Ao acto eleitoral concorreu apenas uma única lista. Um dos primeiros actos oficiais da Direcção empossada foi a solicitação da aprovação do projecto das obras nas instalações da Casa do Povo, situadas na Rua do Brasil no Bairro da Nazaré que eram pertença do Instituto de Habitação da Madeira.

As instalações, entretanto remodeladas, foram inauguradas oficialmente pelo  Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim numa cerimónia que teve lugar a 28 de Setembro de 1995. A 28 de Novembro do mesmo ano a instituição Casa do Povo de São Martinho é oficialmente constituída com a categoria jurídica de “associação por tempo indeterminado”, dotada de personalidade jurídica e Estatutos próprios.

Quem somos: Sobre
bottom of page